Plano de Segurança



1- DEFINIÇÃO

O Plano de Segurança é um documento que sistematiza um conjunto de normas e regras, enquadradas nas modalidades de segurança activa e passiva e destinadas a minimizar os riscos ou as consequências resultantes de acidentes, episódios de doenças súbitas ou outras, gerindo, os recursos materiais e humanos disponíveis. Serve para identificar os riscos, minimizar os efeitos e definir as medidas de intervenção e de evacuação.
O Plano de Segurança constitui por isso um instrumento de prevenção, gestão de recursos e execução operacional. Neste contexto, todos os locais da prova foram verificados e identificados, permitindo assim uma avaliação dos riscos e o conhecimento total dos percursos.
Desta maneira, permite-se de modo seguro a localização imediata de qualquer evento (acidente, doença súbita ou avaria) que possa vir a ocorrer durante a prova possibilitando assim a rápida activação dos meios adequados e mais próximos do local.

2- NÚMERO DE EMERGENCIA

Para o efeito a Organização disponibiliza dois números de emergência (SOS) nos respectivos dorsais:


Cada dorsal tem identificado no canto inferior esquerdo os números de apoio/assistência para onde qualquer participante deve ligar em caso acidente, doença súbita, avaria ou outro tipo de incidente.

3 - SINALÉTICA

Os percursos serão marcados e sinalizados de acordo com a seguinte sinalética:

                 

Setas de indicação de Percurso/Direcção


Troço de percurso que requer algumas cautelas por parte dos participantes

               
Troço de percurso em que se verifica circulação de outros veículos


Fitas de sinalização que se encontrarão a marcarem todo o percurso


4 – SEGURANÇA

2 Socorristas INEM;
4 Socorristas BVRM
1 Médico 
2 Massagistas;
3 Viaturas de socorro;
6 Viaturas de apoio logístico;
3 Pontos de Abastecimento (líquidos e sólidos);
5 Pontos de Abastecimento (líquidos);
Estojos de Primeiros Socorros (em alguns pontos de abastecimento)
Estojos de reparações mecânicas (em alguns pontos de abastecimento)

A Organização coloca nas interacções com outros caminhos bem como em locais susceptíveis de causar acidentes elementos para apoio aos participantes. Todos os percursos serão iniciados e percorridos por motos, que sairão 30 minutos antes da partida, de modo a rastrear e verificar os trajectos para permitir a correcção de quaisquer anomalias que possam colocar em causa a segurança da prova.
Os locais considerados perigosos estão devidamente assinalados.

5 – TRÂNSITO

Na zona urbana, o trânsito será parcialmente condicionado e desviado do local da prova. Todo o percurso será devidamente vigiado e acompanhado por elementos do Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana de Reguengos de Monsaraz.
As estradas municipais e nacionais manterão todo o seu tráfego, sendo condicionado apenas nos sítios de atravessamento e à passagem dos atletas.
Os atravessamentos de estradas municipais e nacionais estarão vigiados e controlados por uma equipa constituída por elementos da Guarda Nacional Republicana e elementos da organização

6 – MEIOS DE SOCORRO

As intervenções no capítulo da emergência pré-hospitalar, serão asseguradas pelos Bombeiros Voluntários de Reguengos de Monsaraz.
As evacuações de sinistrados ou vítimas de doença súbita serão efectuadas para o Serviço de Urgência Básica de Reguengos de Monsaraz, salvo indicação em contrário do INEM/CODU ou do CDOSÉvora.
O Serviço de Urgência Básica de Reguengos de Monsaraz, foi previamente informado da realização do evento e do número de participantes.
A distribuição dos meios de socorro no terreno foi equacionada de acordo com as características de acessibilidade e localização geográfica tendo em vista a sua operacionalidade e o tempo de resposta adequado às situações em que seja necessária a sua intervenção.

7 – SEGURO

A prova dispõe de um seguro de acidentes pessoais, para todos os atletas inscritos, relativo a qualquer acidente que possa vir a ocorrer durante a realização da mesma e de acordo com os valores mencionados no Regulamento.
O referido seguro, será apenas activado se o atleta for assistido pelos serviços de emergência pré-hospitalar da prova e posteriormente evacuado para a unidade de saúde local (Centro de Saúde de Reguengos de Monsaraz) ou outra por decisão das entidades com competência para o efeito, conforme acima descrito.

A apólice de seguro estará válida desde o início da prova até à sua conclusão.
Companhia de Seguros: ALLIENZ